Páginas vistas en total

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sentimentos que podem engordar... Cuidado!

Olá, meninas...


Hoje o dia foi bem bacana. Comi bem (bem  não que dizer  muito, entende?!).
Na academia foi show! Não me sinto tão fadigada como nas semanas anteriores.
Ufaaaaa...
Acabei de ler um texto muito interessante, em alguns momentos me identifiquei.
Vou compartilhar com vocês. Espero que seja útil =)



Sentimentos que podem engordar



Muito cuidado se você é daquelas pessoas que utiliza qualquer coisa como desculpa para comer. Raiva, ansiedade, tristeza, angústia, falta de auto-estima, nervosismo e até alegria, tudo é motivo para atacar a geladeira e devorar uma “generosa” fatia de bolo recheado, ou aquele docinho que sobrou do almoço de domingo. Isso acontece como forma de compensar os sentimentos que incomodam.
Por isso, fique atento! Segundo o Dr. Adriano Segal, psiquiatra e diretor de Psiquiatria e Transtornos Alimentares da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO), esse descontrole pode provocar o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, caracterizado, principalmente, por esse hábito de comer demais, em qualquer hora, além de apresentar alterações comportamentais e emocionais.
A psicóloga Rosemeire Zago explica que, depois de um dia difícil, muitas vezes aquela fatia de bolo proporciona o mesmo efeito relaxante de uma dose de uísque, por exemplo. O doce eleva os níveis de serotonina (substância que proporciona bem-estar e prazer), diminuindo a ansiedade, nervosismo etc. Até aí nada demais, mas se você não ficar satisfeito com um pedaço e passar a comer o bolo inteiro, cuidado! Esse pode ser o sinal de um transtorno psicológico, o que pode levar a compulsão alimentar.

Para minimizar essa situação, Olga Inês Tessari, psicóloga e psicoterapeuta, aconselha as pessoas, em primeiro lugar, a se dedicarem a uma atividade física regular. “Durante o exercício, além de eliminar gordura, você também libera serotonina. Mas não se esqueça de tratar o emocional também. Procure ajuda de um psicólogo para descobrir quais são as causas da compulsão alimentar, já que a maioria pode ser inconsciente”.
Se você come demais e quer eliminar uns quilinhos, é importante que, nesse momento, um endocrinologista e um nutricionista sejam consultados. Aquelas dietas que prometem milagres, muitas vezes são responsáveis por desencadear essa compulsão. O Dr. Marcio Mancini, endocrinologista do grupo de Obesidade do Hospital das Clínicas da USP, explica que, quanto mais restrito no hábito alimentar, maiores as chances de um descontrole.



Alguns responsáveis pela compulsão alimentar
* Dificuldade de se relacionar;
* Sensação de não ser amado;
* Problemas financeiros;
* Comodismo;
* Insatisfação;
* Separação;
* Frustração;
* Medo;
* Ansiedade;
* Angústia;
* Baixa auto-estima;
* Solidão;
* Insegurança;
* Pessimismo;
* Carência.
Aprenda a se controlar
* Você comeu há pouco tempo e já está pensando em beliscar uma guloseima? Distraia-se, a vontade pode desaparecer. Mas, se mesmo assim ela continuar, substitua o doce por uma fruta;
* Procure comer sempre no mesmo horário e mastigue devagar;
* Faça uma atividade física. Além de contribuir para eliminar gordura e manter o corpo em forma, ela também ajuda a aliviar a ansiedade, entre outros sentimentos, que podem levar alguém a atacar a geladeira;


* Não vá ao supermercado com fome. Se você fizer isso, comprará muito mais do que realmente precisa.
Fonte: Roche

Um comentário:

Que legal que você vai comentar! Muito obrigadinha pelo seu comentário...