Páginas vistas en total

domingo, 1 de janeiro de 2012

Promessa de se exercitar e de emagrecer em 2012!


Fazer exercícios físicos e uma nova dieta são promessas que muitos devem ter feito na virada do Ano-Novo. Na segunda-feira, a primeira depois do Réveillon, muita gente deu início a essa meta. Alguns procuraram o Parque da Rua do Porto, outros as academias para perder os quilos a mais conseguidos nas festas de fim de ano ou para começar uma nova rotina com hábitos mais saudáveis.
Há 20 anos, Pedro Meucci Neto, 46, faz corrida e caminhada na Rua do Porto ou na academia. Ele revela que tirou férias no fim do ano e com as festas engordou quatro quilos. "Voltando à rotina de trabalho e da atividade física, devo perder esse peso em dez dias", afirma.
O cientista de alimentos e triatleta Ricardo Martini, 32, acredita que o ideal é que a pessoa mantenha uma rotina de exercícios físicos e uma dieta equilibrada. "A gente vê aumentar o número de pessoas caminhando ou correndo no parque a partir de novembro, mas em fevereiro elas param", comenta.
Para começar o ano melhorando o condicionamento físico, pai, filho e neto da família Ferrari, iniciaram na segunda a caminhada no Parque da Rua do Porto. O objetivo deles é se preparar para praticar o esporte que mais gostam: o futebol. "Sem esse treinamento ficamos mais sujeitos a contusões, cair com mais facilidade e ainda corremos o risco de não acompanhar outros jogadores do time", disse Antonio Celso Ferrari, 61, junto do filho Antonio Celso Ferrari Júnior, 31 e do neto, Gabriel Antonio Ferrari Moretti, 13.
Douglas Munhoz, 26, faz caminhada pelo menos três vezes por semana no parque. Ontem, ele estava acompanhado de Renata Augusti, 24, que pela primeira vez iria fazer caminhada no local. "Meu objetivo é emagrecer um pouco do que engordei no fim do ano, mas em fevereiro recomeçam as aulas na faculdade e não terei mais como vir", lamenta.
ORIENTAÇÃO. O professor de educação física Alecsander da Silva, informa que qualquer atividade física é boa e deve ser feita 30 minutos por dia, com uma dieta balanceada, que inclui comer de três em três horas. Ele afirma que é comum o aumento da procura nesse mês por pessoas interessadas em emagrecer, algumas têm como objetivo entrar em forma para o Carnaval. Segundo ele, há quem queira malhar por até três horas, o que é errado sem orientação. "O excesso de atividade é perigoso e pode provocar microlesões musculares", alerta.
Para quem nunca praticou ou faz tempo que não se exercita, o professor orienta começar com uma caminhada ou uma corrida leve. Procurar o médico para fazer uma avaliação da saúde também é importante.
A reeducação alimentar é outro fator fundamental para uma vida mais saudável e para emagrecer. A médica endocrinologista Flávia Moretti Duch Simone, avalia que muitas pessoas desistem do tratamento ou da atividade esportiva porque começam com uma expectativa muito alta, como quem busca um milagre. "A ideia é perder muitos quilos em um mês e muitas vezes isso não é possível. Então a pessoa desanima e desiste. No entanto, o que elas devem procurar é uma vida mais saudável que é obtida com a atividade física constante e alimentação equilibrada".
A médica disse que em questão de dieta não há melhor referência do que o tradicional feijão com arroz, salada, legumes e uma carne (vermelha ou branca). "Fazer todas as refeições de forma balanceada faz bem ao organismo. Se engana quem pensa que ficar sem comer contribui para perder peso", avisa.
As dietas radicais também não funcionam. "Para emagrecer com saúde é preciso uma reeducação alimentar. Quem faz isso sempre, pode sair da dieta às vezes no fim de semana, nas férias e nas festas de fim do ano. Ganha muito peso nessas ocasiões quem não faz um controle alimentar e não se exercita"
Fonte: gazetadepiracicaba

Li essa reportagem e adorei! Tem muito a ver com os meus objetivos para esse Ano Novo.

Não quero fazer parte dessa estatística... Aliás, não farei!
Espero que gostem...
Beijokinhas, Menina GG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que legal que você vai comentar! Muito obrigadinha pelo seu comentário...