Páginas vistas en total

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Efeito sanfona nunca mais! Veja dicas valiosas...

Olá, queridas!
Queria agradecer a todas que estão acompanhando meu blog e as inúmeras visitas diárias... Muito obrigada mesmo!
Vocês me ajudam muito, sabiam? Sempre que penso em comer demais ou faltar à academia, penso em vocês e que não terei resultados para apresentar!
Mas enfim...
Trago hoje mais uma matéria bem interessante para nós. Muitas que hoje lutam para emagrecer, na verdade, já emagreceram um dia e recuperaram o peso.
Isso acontece mais do que a gente imagina! Essa matéria trás dicas importantíssimas para manter o peso...
Espero que gostem!

Você perde peso com dietas de poucas calorias, mas em seguida recupera tudo?



Sinto que tenho dificuldade em manter meu peso depois de emagrecer com dieta. Por que isso acontece?
As dietas de restrição calórica (em geral, de 1.200 calorias) são muitas vezes o pontapé inicial para exterminar aqueles quilos que teimam em sumir. Porém, perder peso em um mês não vai deixá-la magra pra sempre. Estudos comprovam que a maioria das mulheres que emagrecem rápido recupera logo depois o peso perdido. O também chamado “efeito ioiô” acontece porque as dietas restritivas não suprem todas as necessidades nutricionais do organismo e, depois de passar um tempo sem vitaminas e nutrientes vitais, o metabolismo corre para recuperar a perda. Resultado? Além dos micronutrientes (vitaminas, sais minerais) o corpo passa a querer em maior quantidade os macronutrientes (carboidratos, gorduras), o que faz seu peso aumentar novamente. Para driblar o problema, indica-se nas dietas restritivas uma suplementação de vitaminas e minerais, para que o corpo supra suas necessidades básicas e as deficiências e fique bem nutrida.

É verdade que estas dietas também interferem nas funções dos hormônios no organismo?
Pesquisa americana revela que, quando se perde mais de 10% do peso corporal, os níveis do hormônio leptina ficam baixos, prejudicando a produção de enzimas e hormônios. Com isso, o metabolismo reduz e a pessoa engorda. Esta é mais uma das justificativas para o organismo voltar ao peso antigo. A leptina inibe o neuropeptídio Y (NPY), que tem uma ação hiperfágica (causa mais fome) e desacelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste menos calorias. É por isso que, na ausência ou redução da leptina, o NPY fica mais ativo e dificulta o emagrecimento. Então, a pessoa come mais e queima menos calorias.

O corpo tem um ponto de equilíbrio? Mesmo que eu queira ter 50 kg, ele procura este ponto?
Sim, isso acontece e é chamado de set point. Estudos e pesquisas identificaram que o hipotálamo, no cérebro, regula o peso que o corpo deve ter. Cada pessoa tem uma porcentagem de gordura corporal que o organismo tentará sempre atingir e manter. Mas veja bem, hábitos de vida nada saudáveis podem provocar o aumento gradual desse nível. E, quanto mais gordura o corpo tem, mais ele procura por este ponto de equilíbrio. Alguns estudos também têm relacionado o suplemento de cálcio ao emagrecimento. Eles acreditam que a deficiência desse mineral está relacionada a um maior número de células gordurosas.

Então, o que devo fazer para emagrecer tudo que preciso com dieta e não engordar mais nenhum grama? 
Você poderia primeiro entender que o emagrecimento não é uma coisa temporária, e sim uma mudança no estilo de vida, que deve ser seguido para sempre. Pode deixar imperar a moderação e não a proibição. Comer alimentos saudáveis e praticar exercícios frequentes. Incluir na dieta mais líquidos e um complemento de vitaminas e minerais, para o corpo não ficar em déficit com nenhum deles.

Já perceberam que mesmo depois de conseguir emagrecer os cuidados devem continuar, néh?
Por isso que é importante não fazer nada por imposição! 
Faça adaptações em sua alimentação e na sua rotina.

Beijinhos, Menina GG

6 comentários:

  1. Nossa! essa materia é pra mim!!
    Já emagreci bastante 2 vezes e nas 2 eu voltei a engordar ainda mais! è foda quando o corpo muda mas a cabeça continua igual!

    ResponderExcluir
  2. AMEI o post!!!

    Tudo verdade !!!

    é para a vida inteira !!!!!

    bjksss

    ResponderExcluir
  3. Oláa, realmente isso acontece muito. Eu já consegui emagrecer 8 quilos e já recuperei todos e muito mais...

    Adorei as dicas!!!

    beijo grande!!

    ResponderExcluir
  4. È essa é a parte difícil mas vamos conseguir!

    ResponderExcluir
  5. Vim conhecer seu cantinho. Bacana demais esse post. A conclusão: RA forever rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Que legal que você vai comentar! Muito obrigadinha pelo seu comentário...