Páginas vistas en total

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Bicicleta, transport ou esteira? Descubra qual o melhor aparelho para você...

Olá, meninas...
Hoje vim dividir com vocês uma dúvida que eu tinha em relação a esses aparelhos da academia.
Todos os dias eu faço pelo menos 45 minutos de exercícios aeróbicos, 30 de esteira e 15 de biscicleta ou transport. Mas por esses dias por estar muito calor, eu tenho dividido 15 de esteira e 15 de biscicleta (parece que força menos).
Tive pensando nisso e resolvi me informar melhor... Aí vai as informações que eu achei!



Você é daquelas que se mata na academia para perder uns quilinhos? Os exercícios aeróbicos são sempre a melhor opção para emagrecer, mas é preciso ficar atenta, as opções de aulas e aparelhos podem fazer toda a diferença. Os equipamentos mais procurados nas academias são: esteira, bicicleta e o transport, mas qual a melhor opção?
De acordo com o professor José Alexandre Filho, personal trainer da academia Pelé Club, o emagrecimento está relacionado a intensidade com que a pessoa faz o exercício e não ao aparelho que ela escolhe para executar a atividade. “A queima de calorias está ligada ao grau de esforço físico. A quantidade gasta está relacionada com os batimentos cardíacos durante a atividade, 150 BPM (batimentos por minuto) que promove a mesma queima calórica independente da atividade exercida”, explica.
“Cada equipamento trabalha um grupamento muscular ou porções diferentes do mesmo grupo. A esteira e o transport obrigam o indivíduo a suportar o próprio peso durante a atividade, o que possibilita um grau de esforço maior, diferente da bicicleta que suporta o peso corporal pelo próprio equipamento”, afirma o professor.
Mas apesar dos inúmeros benefícios, os exercícios devem ser feitos com orientação e atenção. O corpo tende a se adaptar facilmente as rotinas de treino diminuindo a sua eficiência. Portando combinar os três exercícios aumenta a melhoria do condicionamento e favorece ao melhor desenvolvimento muscular.

Um pouco mais de cada aparelho:

1. BICICLETA ERGOMÉTRICA


 Se o que você quer é perder peso, ela não é a melhor opção. Estudos revelam que o gasto calórico chega a ser 40% menor em relação aos exercícios na esteira praticados durante o mesmo período e com a mesma intensidade. O motivo é simples: pedalar exige menos da massa muscular. No entanto, para gestantes, sedentários, obesos e pessoas com problemas nas articulações este é o aparelho mais indicado. Pela mesma razão, o impacto é bem menor, justifica o ortopedista Ricardo Cury, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

ERROS MAIS COMUNS:
Posicionar o selim de maneira inadequada é péssimo. “Se ele estiver muito alto, a pessoa força demais os quadris. Caso esteja baixo, aí os joelhos podem ser lesionados”, alerta o personal trainer Silvio Cézar, da academia KS, no Rio de Janeiro. “Para calcular a altura ideal, sente-se sobre a bicicleta e apóie o calcanhar no pedal que está mais baixo. Os joelhos devem ficar semiflexionados”, ensina Raul Santo de Oliveira. “Atenção também na postura enquanto pedala”, completa Ricardo Cury. “O selim não deve ficar muito longe do guidão, caso contrário você vai ter que dobrar muito o corpo para segurá-lo”, diz.
E no spinning?
A modalidade exige muito preparo físico e, por isso, só é indicada para quem tem um ótimo condicionamento. “Sem contar que as aulas incitam o praticante a acompanhar o ritmo da turma e, se a pessoa não respeitar os próprios limites, exagera perigosamente”, diz Silvio Cézar.

2. ESTEIRA


O gasto calórico é maior comparado com o da bicicleta ergométrica. Só tem um senão: a esteira não é indicada para quem sofreu alguma lesão na coluna, nos quadris, nos joelhos ou nos tornozelos, por causa do impacto, que é bem mais forte. “Por outro lado, as passadas são benéficas porque ajudam a aumentar a massa óssea, combatendo a osteoporose”, diz o cardiologista José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

ERROS MAIS COMUNS:
“Evite exercitar-se muito longe da barra de apoio da esteira. Ela precisa estar acessível caso você perca o equilíbrio ou se sinta mal”, avisa Raul Santo de Oliveira. “Também não vale debruçar-se sobre ela porque isso projeta o corpo para a frente, forçando a coluna e as panturrilhas”, acrescenta Silvio Cézar. Outra dica importante é prestar atenção no exercício. Assistir à televisão ou ler durante a malhação ajuda o tempo a passar mais rápido. No entanto, ao se distrair a pessoa pode fazer o exercício de um jeito errado.
Atenção no tênis:
Diferentemente da bicicleta e do transport, na esteira você vai precisar usar um calçado que realmente amenize o impacto nas articulações. Aliás, se possível, exercite-se apenas em esteiras que também tenham, elas próprias, um bom sistema de amortecimento.

3. TRANSPORT


  Assim como a bicicleta, ele não força as articulações. Então, essa é uma boa opção para quem tem problemas articulares”, conta Ricardo Cury. Mas o aparelho, que também é conhecido como elíptico, não é recomendável para iniciantes, pois exige mais condicionamento físico do que os outros. Ou seja: só consegue se sair bem quem já faz exercícios há algum tempo. O gasto calórico é mais alto — pode chegar ao dobro do proporcionado pela bicicleta e até 40% mais do que a esteira. E, se a idéia é deixar glúteos, coxas e abdômen firmes, este equipamento ganha disparado em resultados.

ERROS MAIS COMUNS:
“Ficar balançando o corpo e esticar totalmente o joelho da perna que está embaixo pode provocar lesões”, alerta Silvio Cézar. “Evite também apoiar o corpo sobre o transport, projetando os joelhos e os quadris para a frente”, arremata José Kawazoe Lazzoli. Outra coisa: a evolução da intensidade tem que ser gradual, ou seja, a pessoa só deve aumentá-la quando o condicionamento permitir. Isso evita o cansaço excessivo, que, por tabela, acaba levando a uma postura errada na hora de praticar a atividade.
Exercício ao contrário
Como o próprio nome sugere, consiste em fazer o mesmo movimento em sentido de frente para trás. “Funciona para trabalhar os músculos antagonistas àqueles que são exigidos no modo convencional, como o quadríceps, e complementa o exercício”, diz Silvio Cézar. “Por isso o ideal é alternar os dois sentidos na hora de praticar”, ensina Cézar

É isso aí, meninas!
Pra mim ficou bem claro que o interessante é mesclar os 3 ...
Na segunda já vou tratar de me adaptar.

Beijinhos, Menina GG

10 comentários:

  1. concordo plenamente com voce!! Eu tento alternar as atividades todo o tempo... correr , patinar, caminhar... alem da musculaçao ...faco o spinning para melhorar a corrida...

    o post é muito bom... otimas dicas!!!

    bjkss

    ResponderExcluir
  2. oiiii =)
    Nossa... acho que prefiro a esteira... mas a verdade é que nao tenho muita diciplina pra academia... sempre começo e paro...
    Admiro seu animo pra a academia... rsrs queria ser assim..rsrs
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. boa tardeee
    olha entre os 3 eu prefiro a esteira..mas qndo faço muito dela acabo enjoando..ai vou pra bike hehe
    bjaoo

    ResponderExcluir
  4. Oi..., tudo bem? me espirei olhando seu blog, pois estou na luta tbm, ate criei um blog para mim rs...(apesar de não entender nada de informática, mas em fim sobre seu post acho q a maioria das pessoas preferem a esteira pois cansa menos na minha opnião!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oláa...
    Entre os três eu prefiro a bike!!

    Obrigada pelas dicas, tenho que voltar logo para a academiaa.

    beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desta matéria tirou minhas dúvidas, amo fazer o transport geralmente faço 1 hora todos os dias, depois sempre faço bicicleta e esteira, mas em menos tempo. Beijos

    ResponderExcluir
  7. olá Flor ja fiz login certo!
    GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA SE PODER MIM RESPONDER SEREI GRATA!
    POSSO FAZER EXERCICIO AEROBICO TODOS OS DIAS UMA HORA DE RELOGIO
    E MAIS UMA HORA DE MUSCULAÇÃO CADA DIA MUSCULOS DIFERENTES?
    SE PODER DEIXA TEU E-MAIL TB SOU CANTORA EVANGELICA MORO EM SALVADOR BJUS OBRIGDA PELA ATENÇÃO

    ResponderExcluir
  8. Para acessar todas estas máquinas tem que ir para os melhores academias, eles não são baratos.

    ResponderExcluir
  9. Hum eu fazia uma hora de esteira.20 de baike..e depois musculação..e em casa falo pesinho no braço pra perder..e agora danço meia gora de forró e a dança emagresce eu senti..agora essa semana parei a esteira estou com tendão inflamado..do calcanhar..fiz meia traspot..e agora vou mudar li que pra emagrescer primeiro a musculação..depois vou alternar os 3 baike esteira e transport..vou fazer mas trasport pra evitar a dor do tendão..gostei do blog..

    ResponderExcluir

Que legal que você vai comentar! Muito obrigadinha pelo seu comentário...